quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia internacional da MULHER

A propósito da data que hoje celebramos, nós e o mundo. Não é o teu aniversário, pessoa que nasceste dia 8! Tiveste a sorte ou o azar de nascer no dia em que praticamente metade do planeta foi celebrado, não deve ser fácil...

Há com toda a certeza dezenas e talvez até centenas de lugares comuns acerca das mulheres e do seu papel vital no mundo e na sociedade. Poderia começar por ai, mas não. Vou começar por vos falar de algumas características das mulheres de conheço, a maioria delas absolutamente maravilhosas. Mas como cada gota de orvalho tem o seu próprio brilho, também elas são fantásticas cada uma à sua maneira.

Tenho mulheres na minha vida corajosas. Lançam-se ao mundo e à aventura, sem rede. Querem ser mais e lutam por isso, todos os dias. Mesmo quando a dor de estar numa luta constante as ameaça, nunca desistem!

Tenho mulheres na minha vida que amam. Amam elas próprias e amam os outros. Paixão ou amizade ou irmandade, elas amam. E demonstram esse amor às vezes da forma menos habitual. Mas como todos os amores verdadeiros, sentimos que somos amadas, mesmo quando dói. Amam quando as pessoas amadas menos merecem e menos compreendem. Amam quando o amor é merecido. Amam de volta.

Tenho mulheres na minha vida justas. Não desculpam o que não pode ser perdoado, mas entendem. Entendem a dor, a alegria, o inevitável, o correcto e o menos correcto. Entendem que no limite de tudo, somos humanos e que erramos. Entendem que não somos melhores nem piores do que ninguém, e que por isso haveremos de falhar. Aceitam isso e são justas.

Tenho mulheres na minha vida animadas, bem dispostas e divertidas!!! Sempre com um sorriso nos lábios e uma palavra amiga. Sempre com bom astral e animação. Sempre prontas para rir e para festejar! Tenho mulheres na minha vida que são um raio de sol! :)

Tenho mulheres na minha vida sensatas e que sabem ouvir. Mesmo quando não explicamos muito, mesmo sem exprimir exactamente o que queremos, elas ouvem. Entendem. E chamam-nos à razão. São empáticas e sinceras, e isso faz toda a diferença.

Tenho mulheres na minha vida.

E no fundo tenho a esperança de apreender algumas desta características que as mulheres da minha vida possuem. Tenho a vontade de aprender o que me falta, com elas. Tenho vontade de ser mais por elas. Nunca estou só, porque as carrego sempre comigo.

Não gosto muito de dias internacionais, porque considero que estes existem para nos lembrar do que nunca deveríamos esquecer. Mas sinceramente, o dia internacional da mulher é o mais justo de ser celebrado.

Feliz dia para mim e para vocês!

1 comentário: