quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Esta coisa da tecnologia

Desde há uns tempos para cá que tenho vindo a reflectir sobre isto. O efeito da tecnologia na nossa desumanização. No trabalho tem acontecido casos do mais surreal que pode haver, desde pessoas a perguntar se podem interromper o exame para atender o telemóvel (ao que a resposta foi um não sonoro) a outras que simplesmente saiem da sala para atender chamadas sem dar cavaco ou explicação. Perdemos o juízo, só pode. 
Perdemos o juízo e a paciência. Não temos tolerância para esperar por respostas ou por adiar as nossas. Não fazemos ações difíceis pessoalmente onde um toque e um olhar são essenciais. Fazêmo-las por sms. Não há o toque que aquece e conforta, não há o olhar que apazigua e responde a tantas ou mais perguntas do que a boca. Simplesmente não há nada do que nos torna humanos. A proximidade e a compaixão pelo outro. 
Quantas vezes somos mal interpretados?! Quantas vezes coisas importantes e essenciais ficam entre um LOL e um smile :/ 
Quantas vezes evitamos o nosso próprio sentir porque há coisas que não conseguimos disfarçar?! E não olhar alguém nos olhos torna tudo mais fácil. 
Para mim esta é a pior desvantagem da tecnologia, da evolução. Estamos mais egoístas. Pouco nos importa quem está no outro lado da linha, desde que deste, o risco seja pouco. Desde que deste a minha zona de conforto esteja garantida. Desde que eu arrisque menos do que ganho. 
Mas um olhar de amizade, compreensão, de paixão ou de desejo valem muito mais do que todas as inseguranças do mundo. 
Não deixa de ser irônico que muitos de vós irão ler este texto no telemóvel, mas que esta mensagem chegue a vós com o calor de um abraço e o sorriso de um olhar. O meu, para vocês. 

2 comentários: