quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Obama

Ora, afinal os americanos não são tão estúpidos como eu pensava.
Gosto da América, a sério. Admiro o que investem em ciência e em investigação e desenvolvimento. Admiro como valorizam as pessoas pelo que elas são e pelo que conquistam. A terra onde tudo é possível, right? Ora eu acredito que esta é a América da Universidade de Harvard e do MIT, a América das séries de televisão em que todos são inteligentes, a América do New England Journal of Medicine, da New York Heart Association e da American Thoracic Society. Gosto desta América.
Infelizmente a verdadeira América não é assim. As pessoas são incultas, qualquer video do youtube nos provará isso mesmo. Coisas como: Pergunta feita a um americano: Quem ganhou a guerra do Vietname? Ao que a criatura responde: Nós claro. I rest my case. A América da inactividade física e da obesidade, a América das terrinhas e da aldeia pequena. A América do a culpa é da Europa. A América das guerras do Golfo, que não tem nada haver com petróleo, não sejam más línguas.

Mas o mais inacreditável acerca da América é o poder que o país tem de me surpreender. Eu custei a acreditar quando o Obama ganhou a primeira vez. A re-eleição foi para mim um espanto completo! Estou contente, a sério, por eles principalmente. Pela Europa, um bocadinho. Vejo uma esperança no reavivar de uma sociedade. Vejo algum futuro.

Não nos chamam o Velho continente por acaso, não somos só o mais antigo, mas também o mais sábio. A actual crise pode até contradizer esta afirmação, mas é verdade. Esta crise nasceu de velhas raposas a julgarem-se mais espertas que outras, mas estamos atentos. Já não estamos a dormir. E pelos vistos os americanos também não!
:)

Sem comentários:

Enviar um comentário